ESRArecords
Menu
Productos
EUROPEAN SPEARFISHING RECORDS ASSOCIATION
Iniciar sesión
Miembros
RECORDES EUROPEOS
Captura Notable (EU)
Captura Notable (WW)
Certificados ESRA
Reglas
Formulario
Estatutos
Spearfishing Memorial
Meritorious Award
Inicio
Servicios
Mapa
Contáctenos
Nosotros
Red Scorpionfish
Haga clic en la lupa para ver el zoom
Red Scorpionfish
Referencia :
2020.12.05
(Former) WORLD RECORD
Scientific name: Scorpaena scrofa
Weight: 3,940kg
Diver: André Pinheiro
Location: Terceira, Azores
Country: Portugal
Saída a 05/12/2020
Logo de manhã, após sair de serviço de 24 horas, ao fazer o caminho para casa; e como sempre a reparar no mar, vejo logo que seria um bom dia para arriscar (mesmo estando o mar com alguma ondulação), - normal nesta altura do ano.
Peguei no telemóvel e liguei de imediato ao meu Skipper, que para espanto meu, estava mesmo disponível e pronto para a aventura. Seguimos em busca da embarcação (BULLET). Ao chegar ao porto, equipei-me, metemos o barco na água e seguimos rumo ao que seria o nosso spot de caça submarina, meti o meu Skipper aos comandos da embarcação, enquanto preparava o material e saltava para a água. Com os dotes do meu Skipper caí logo em cima da baixa que queria com profundidades de 20 a 25 metros e com formações a 14 metros. Ideal para começar a abrir os pulmões.
Ao fim de algum tempo a bater o fundo nesta baixa, já muito conhecida, e, ainda sem peixe, decido pedir ao Skipper para me deixar outra marca já profunda (existente no gps). Mal chego, entro na água e preparo bem as apneias seguintes para profundidades entre os 29-41 metros, sabia que tinha de ter máxima calma e foco na apneia, pois o mar ainda se mostrava forte e com ondulação a uns 2 metros que para meu alívio se encontrava a decair. Fiz cerca de 3 a 4 mergulhos a rondar entre os 33 e 35 metros continuando sem peixe, decido então fazer um “agachon” logo no início da baixa, aos 29 metros. Por sorte minha, entra um belo lírio de aproximadamente 8kg. Disparo e o trouxe para cima! (Sempre começava a alegrar o dia).
Vou ao barco, descansar bem e sigo de novo á mesma baixa. Primeiro mergulho aos 32 metros e para meu espanto apanho o primeiro rocaz (que acusa na balança 2 kg). Chamo o meu Skipper e deixo no barco o primeiro rocaz. Descanso bem e preparo a apneia novamente, desta vez com caída a 38 metros, deparando-me novamente com o que seria a melhor captura do dia e recorde do mundo com 3,940 kg. Tiro na cabeça e subo rumo á superfície. Grito novamente pelo meu Skipper, este salta para o barco e ficamos ali a admirar as capturas continuando assim, o dia da melhor forma com muitas fotos e risadas e demos por finalizada esta magnifica jornada de caça submarina.
André Filipe Pacheco Pinheiro
Angra do Heroísmo, 2 de janeiro de 2021
Sponsors:
Crear tienda virtual